06/02/2006 - Resolução TRF - 2005/2006 - Primeira Parte
Olá Amigos,
Aqui está a correção das 8 primeiras questões da prova de técnico da Receita Federal. Não deu tempo de fazer mais porque eu tenho aula hoje à tarde e à noite! Depois da minha aula noturna (lá para as 22:30), eu continuo a correção desta prova, OK?
Amanha de manha, as demais questões aparecem corrigidas aqui mesmo! Vamos às primeiras!
- QUESTÃO 41 -
Analise as seguintes afirmações relacionadas aos conceitos básicos de informática: Hardware e Software.
I. Freqüência de atualização de um monitor é a freqüência com que a tela de vídeo é redesenhada para evitar que a imagem fique piscando. A área da imagem inteira da maioria dos monitores é atualizada aproximadamente 1024 vezes por segundo.
II. Nas versões mais novas do Windows, para se utilizar o recurso de suporte a vários monitores, precisa-se, para cada monitor, de um adaptador de vídeo PCI, AGP, onboard ou outro tipo compatível com a placa-mãe.
III. O USB (Universal Seria lBus- barramento serial universal) é um barramento externo que dá suporte à instalação Plug and Play, permitindo a conexão e desconexão de dispositivos sem desligar ou reiniciar o computador.
IV. A resolução de tela é a configuração que determina a quantidade de informações apresentadas na tela do monitor, medida em polegadas quadradas. Uma resolução baixa, como 640 x 480, faz com que os itens na tela apareçam menores e a área da tela torna-se pequena. Uma resolução alta, como 1024 x 768, apresenta uma área de exibição maior e os itens individuais tornam-se grandes.
Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.
a) I e II
b) II e III
c) III e IV
d) I e III
e) II e IV
- RESOLUÇÃO -
I. FALSO: a taxa de atualização de um monitor não é de 1024 vezes por segundo (1024 é o número de colunas em uma resolução 1024x768). A taxa de atualização de um monitor é, normalmente, de uns 60Hz (60 telas por segundo)... Quanto maior for essa taxa, menos “tremulação” será sentida na tela.
II. VERDADEIRO(*): O Windows oferece suporte a vários monitores, desde que haja um adaptador (placa) de vídeo para cada um.
III. VERDADEIRO: O USB é realmente um barramento externo com suporte à tecnologia Plug And Play (mais além: HOT PLUG AND PLAY, porque permite que sejam ligados e desligados equipamentos sem a necessidade de desligar o micro).
IV. FALSO: Quanto mais resolução de tela (1024x768, por exemplo), maior será a tela e menores serão os ícones e objetos mostrados nela!
(*): O que muitos podem reclamar (e conseguirão algo se tentarem) é que em alguns casos, não há a necessidade de se ter um adaptador de vídeo (placa de vídeo) para cada monitor, pois há diversas placas de vídeo que dão suporte a dois monitores (um conector DVI e um conector VGA). Isso é comum na maioria das placas comerciais, como GeForce FX, ATI Radeon, etc.
Como o enunciado mostra “...precisa-se, para cada monitor, de um adaptador de vídeo PCI, AGP, onboard...” essa frase pode estar errada se levarmos em consideração a existência de placas de vídeo AGP, PCI Express 16 e outros modelos oferecendo suporte a dois monitores.
- RESPOSTA: B – O Gabarito Preliminar está Correto
- QUESTÃO 42 –
Nos dispositivos de armazenamento de dados, quando se utiliza espelhamento visando a um sistema tolerante a falhas, é correto afirmar que
a) ao apagar um arquivo em um disco com sistema de espelhamento, o arquivo equivalente no disco espelhado só será apagado após a execução de uma ação específica de limpeza que deve ser executada periodicamente pelo usuário.
b) ao ocorrer uma falha física em um dos discos, os dados nos dois discos tornam-se indisponíveis. Os dados só serão mantidos em um dos discos quando se tratar de uma falha de gravação de dados.
c) o sistema fornece redundância de dados usando uma cópia do volume para duplicar as informações nele contidas.
d) o disco principal e o seu espelho devem estar sempre em partições diferentes, porém no mesmo disco físico.
e) o disco a ser utilizado como espelho deve ter sempre o dobro do tamanho do disco principal a ser espelhado.
- RESOLUCAO –
Um sistema espelhado é uma reunião de dois ou mais discos (de mesmo tamanho, normalmente) que apresentam exatamente o mesmo conteúdo. Caso um dos discos falhe, o outro disco assumirá automaticamente o trabalho do anterior, sem danos ou interrupções no sistema.
Tudo que for feito em um dos discos, acontecerá automaticamente no outro disco: o usuário nem saberá em que disco está trabalhando (para ele, é invisível).
Um sistema espelhado acontece com o uso de dois discos diferentes (sempre), até porque não seria muito inteligente ter o disco principal e seu espelho dentro de um único disco físico (como fala a letra D).
Um exemplo de sistema espelhado é a matriz de disco RAID 1, que usa dois discos diferentes (volumes) para simular a existência de um único disco acessível ao usuário. Na verdade, qualquer arquivo que for gravado naquele “disco ilusório” será gravado redundantemente nos dois discos físicos reais!
- RESPOSTA: C – O Gabarito Preliminar está Correto
- QUESTÃO 43 -
O Kernel de um Sistema Operacional
a) é o programa mais elementar existente no computador para ser executado antes do POST. Com a configuração do Kernel, pode-se gerenciar todas as configurações de hardware da máquina, como tamanho e tipo de disco rígido, tipo e quantidade de memória RAM, interrupções e acesso à memória (IRQs e DMA), hora e data do relógio interno e o estado de todos os periféricos conectados.
b) é o método gráfico de controlar como o usuário interage com o computador. Ao invés de executar ações através de linha, o usuário desenvolve as tarefas desejadas usando um mouse para escolher entre um conjunto de opções apresentadas na tela.
c) é uma tecnologia utilizada para fazer a “ponte” entre o browser e as aplicações de servidor. Os programas de servidor, denominados Kernel, são utilizados para desempenhar inúmeras tarefas, como por exemplo, processar os dados inseridos em formulários, mostrar banners publicitários e permitir o envio de notícias para amigos.
d) representa a camada mais baixa de interface com o hardware, sendo responsável por gerenciar os recursos do sistema como um todo. Ele define as funções para operação com periféricos e gerenciamento de memória.
e) é uma interface para programadores que criam scripts ou aplicativos que são executados em segundo plano em um servidor da Web. Esses scripts podem gerar textos ou outros tipos de dados sem afetar outras operações.
- RESOLUCAO –
Eu realmente não acredito que eles repetiram essa! Foi quase idêntica à questão da prova de Auditor Fiscal... Estavam sem “criatividade”, foi? PelamordeDeus!!!
O Kernel é o núcleo do sistema operacional, o programa responsável por fazer o sistema operacional falar com o hardware (a máquina).
É função do sistema operacional gerenciar tudo o que o micro faz, desde o uso da memória até o tempo que cada processo (programa em execução) usa da CPU (o processador).
- RESPOSTA: D – O Gabarito Preliminar está Correto
- QUESTÃO 44 –
A memória virtual é um recurso de armazenamento temporário usado por um computador para executar programas que precisam de mais memória do que ele dispõe. Em relação ao uso e gerenciamento da memória virtual de um computador com o sistema operacional Windows é correto afirmar que:
a) para cada 2 Kbytes reservado em disco para uso como memória virtual, o sistema irá utilizar apenas 1 Kbyte para armazenamento devido às diferenças entre palavras de 16 bits e 32 bits existentes entre a memória RAM e o HD.
b) o espaço reservado em disco para uso como memória virtual deverá estar localizado somente na raiz da unidade de disco na qual está instalado o sistema operacional.
c) quando o computador está com pouca memória RAM e precisa de mais, imediatamente, para completar a tarefa atual, o Windows usará espaço em disco rígido para simular RAM do sistema.
d) o despejo da memória do sistema quando ocorre em memória virtual permite que o sistema se recupere do erro sem ser reiniciado.
e) ao se reduzir as configurações de tamanho máximo ou mínimo do arquivo de paginação, não será necessário reiniciar o computador para que as alterações sejam efetivadas.
- RESOLUÇÃO –
Apesar de apresentar uma série de alternativas estranhas (mas criativas), que podem levar o candidato a pensar duas ou mais vezes antes de marcar a certa, não há como errar essa: A memória Virtual.
A Memória Virtual é um espaço, reservado no Disco Rígido pelo Sistema Operacional, para que se crie a ilusão de que há mais memória RAM que aquela realmente instalada. Quando algum programa precisa de mais memória RAM, os seus dados e instruções são armazenados na memória Virtual, como se esta fosse um complemento da RAM.
Quando o Windows cria a memória Virtual, ele o faz como um arquivo (chamado arquivo de troca) que pode estar em qualquer lugar do disco rígido (não somente na RAIZ, embora normalmente lá!).
Não há duvidas quanto à questão acima...
- RESPOSTA: C – O Gabarito Preliminar está Correto
- QUESTAO 45 -
O sistema operacional Linux é composto por três componentes principais. Um deles, o Shell, é
a) o elo entre o usuário e o sistema, funcionando como intérprete entre o dois. Ele traduz os comandos digitados pelo usuário para a linguagem usada pelo Kernel e vice-versa. Sem o Shell a interação entre usuário e o Kernel seria bastante complexa.
b) o núcleo do sistema. É responsável pelas operações de baixo nível, tais como: gerenciamento de memória, suporte ao sistema de arquivos, periféricos e dispositivos.
c) o substituto do Kernel para as distribuições mais recentes do Linux.
d) o responsável por incorporar novas funcionalidades ao sistema. É através dele que se torna possível a implementação de serviços necessários ao sistema, divididos em aplicações do sistema e aplicações do usuário.
e) o responsável pelo gerenciamento dos processos em execução pelo Sistema Operacional.
- RESOLUCAO –
Perguntaram pelo Kernel e agora perguntaram pelo Shell... realmente essas primeiras perguntas não foram muito assustadoras não, foram?
Shell é a parte do sistema operacional que “entra em contato com o usuário”, permitindo que este dê comandos e que esses comandos sejam transferidos ao Kernel para que este (o kernel) os execute.
O Shell é a interface entre o usuário e o Kernel.
- RESPOSTA: A – O Gabarito Preliminar está Correto
- QUESTAO 46 –
No sistema operacional Linux devem-se respeitar vários tipos de limites de recursos que podem interferir com a operação de alguns aplicativos. Particularmente mais importantes são os limites do número de processos por usuário, o número de arquivos abertos por processo e a quantidade de memória disponível para cada processo. Nesse sistema operacional, o
a) comando /etc/conf/bin/idtune SHMMAX 100 define que a quantidade máxima de arquivos abertos suportados pelo sistema é igual a 100.
b) comando /etc/conf/bin/idtune -g SHMMAX define a quantidade máxima de arquivos que podem ser abertos.
c) comando /proc/sys/fs/file-max informa a quantidade máxima de arquivos que o sistema suporta.
d) limite original padrão para o número de arquivos abertos geralmente é definido como um valor igual a zero.
e) limite máximo de arquivos por processo é fixado quando o núcleo é compilado.
- RESOLUCAO –
Bom, e eu que havia falado em questões “não tão assustadoras”... Essa aqui foi, no mínimo, covarde... Essa é uma das questões que a ESAF coloca para NÃO RESPONDEREM! Ou seja, é uma das que eu considero “impossíveis”.
Em primeiro lugar, o diretório /etc/conf não existe! (na verdade, seria interessante, ao candidato que iria chutar, deduzir que o diretório /etc não tem comandos, mas apenas arquivos de configuração). Portanto, A e B estão provavelmente erradas.
O comando idtune não existe, mas nas distribuições mais novas do Linux, há o comando xvidtune que permite configurar o monitor de vídeo para a resolução e as taxas de atualização horizontal e vertical. Portanto, A e B estão erradas mesmo!
O arquivo file-max é uma variável de ambiente (ou seja, uma informação que é requisitada constantemente pelo Sistema Operacional e que pode ter seu valor alterado). Ela significa a quantidade máxima de ARQUIVOS QUE PODEM SER ABERTOS SIMULTANEAMENTE no sistema Linux. Como é um arquivo de texto, não deve ser executado como a alternativa C define (ou seja, apenas digitando seu nome), deve-se ler o arquivo (já que é de texto) com o comando cat:
$ cat /proc/sys/fs/file-max
No caso, um computador com 512MB de RAM normalmente tem esse valor definido como 65000 ou mais. Configurar com ZERO, como diz a letra D, é fazer o Linux não conseguir abrir nenhum arquivo na RAM! (ou seja, é estupidez).
Só nos resta a letra E... Que está correta mesmo: No Linux, o número máximo de arquivos que cada processo pode abrir é algo definido no Kernel do Sistema, antes de este ser compilado (antes de se tornar executável). Ou seja, caso seja necessário possuir um sistema operacional que permita mais arquivos abertos por cada processo, será necessário ter o código fonte do Kernel, alterar seus parâmetros de configuração e recompilá-lo, criando um novo Kernel executável e pronto para uso!
Mas essa, sinceramente...
- RESPOSTA: E – O Gabarito Preliminar está Correto
- QUESTAO 47 -
Considerando o processador de textos Microsoft Word, em suas versões mais recentes do mercado, ao se copiar um texto de um documento para outro, a formatação resultante do texto copiado no documento de destino dependerá da forma como ele é selecionado no documento de origem. Nesse contexto é correto afirmar que, se o texto de origem
a) possuir um estilo de parágrafo específico e for copiado junto com sua formatação para um documento que contém um estilo com o mesmo nome, o texto copiado passa a ter a formatação do estilo do documento de des¬tino.
b) incluir uma quebra de seção, apenas a formatação relacionada à seção será desprezada durante a cópia para o documento de destino.
c) incluir uma quebra de seção, apenas a formatação relacionada à seção será copiada para o documento de destino.
d) incluir uma marca de parágrafo, o estilo de parágrafo e os formatos de parágrafo adicionais aplicados ao parágrafo serão copiados, exceto o estilo de caractere e dos formatos de caractere adicionais aplicados à seleção.
e) não incluir uma marca de parágrafo, apenas o texto será copiado, sem nenhuma formatação.
- RESOLUCAO –
Rá rá... Muitos pensaram: finalmente, uma de Word... Vou acertar! Essa questão de Word foi o cúmulo da especificidade! Os caras pegaram um caso mais que detalhado para fazer a questão... Tem sentido isso? Meus amigos da ESAF, por que esse tipo de questão? Por que fazer esse tipo de coisa? A de Linux eu nem reclamei, mas não vou deixar essa passar...
Imaginem isso, concurseiros... Vocês têm um documento com um parágrafo de estilo chamado “Titulo 1”. Esse estilo é VERDANA, 20, Negrito, Itálico, Vermelho, Centralizado. Caso vocês copiem um trecho de texto nesse estilo e o colem em outro documento que também possui o estilo “Titulo 1”, só que em outro formato (ARIAL, 18, preto, Negrito), o trecho copiado será colado nesse formato do Titulo 1 do destino (o que importa é o fato de ser no estilo Titulo 1, que irá se adaptar às definições deste estilo no novo documento).
A explicação acima corrobora com o texto da alternativa A.
De todas as alternativas, a letra A é a adequada (testei as demais e vários problemas ocorreram, tornando-as falsas)...
Mas, se você errou, aqui vai uma chance de anulá-la...
Na alternativa A, o elaborador da questão usou a expressão “...o texto copiado passa a ter a formatação...do destino.”, quando, na verdade, não é o texto copiado que passa a ter a formatação do destino.
Ora, o texto copiado é aquele que está na área de transferência, ou ainda, é aquele que está no documento original (de onde foi copiado). O texto que passa a ter a formatação do destino é o texto COLADO (que, por sinal, é outro texto, visto que o texto original ainda permanece na origem).
Acho que o termo “texto copiado” está inadequado, fazendo alusão ao texto que apareceu no documento de destino, embora refira-se, de maneira mais adequada, ao texto que está no documento original, que não sofreu nenhuma alteração de formato ou estilo.
Para a alternativa estar correta, dever-se-ia usar, no meu entender, a expressão “o texto colado”...
É isso... quem sabe, né? (eles não anularam nenhuma na prova de AFRF...)
- RESPOSTA: A – “A de Aceitável”... O Gabarito está Aceitável, mas pode ser anulado...
- QUESTAO 48 – (Atenção! Corrigi aqui, estavam faltando as TECLAS nos enunciados!)
Uma tabela é composta por linhas e colunas de células que podem ser preenchidas com textos e elementos gráficos. Considere uma tabela no Word com N linhas e M colunas, onde N e M são maiores que 2, e analise as seguintes afirmações relacionadas à navegação nesta tabela.
I. Ao se teclar ENTER com o cursor posicionado no início da primeira célula de uma tabela, o Word irá permitir a inserção de um texto antes da tabela, caso esta esteja no início do documento.
II. Ao se teclar TAB com o cursor posicionado no fim da última linha de uma tabela, o Word irá adicionar uma nova linha na parte inferior da tabela.
III. Ao se teclar ALT + END em uma tabela, o Word irá mover o cursor para a última célula da coluna em que se encontra o cursor.
IV. Ao se teclar SHIFT + TAB em uma tabela, o Word irá mover o cursor para a última célula na tabela.
Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.
a) I e II
b) II e III
c) III e IV
d) I e III
e) II e IV
- RESOLUCAO -
I. VERDADEIRO: Quando o usuário está na primeira célula de uma tabela, caso ele pressione ENTER, será criada uma linha vazia de texto antes da tabela (acima dela) e o ponto de inserção ficará posicionado nesta linha nova.
II. VERDADEIRO: Ao pressionar TAB na ultima célula de uma tabela (no fim da ultima linha, como eles descreveram), será criada uma nova linha para a tabela. Essa nova linha será criada abaixo da atual última linha.
III. FALSO: ALT+END leva o cursor para a ultima célula da LINHA ATUAL, não da COLUNA ATUAL, como o texto diz.
IV. FALSO: SHIFT+TAB apenas faz o cursor voltar uma célula (o TAB faz ele saltar uma célula para a frente).
- RESPOSTA: A - O Gabarito Preliminar está Correto
Pessoal,
Hoje à noite trarei as outras questões resolvidas (ainda em tempo de achar um recurso qualquer para elas, se houver, OK?)
Estou saindo para dar aula (à tarde e à noite), mas coloco ainda hoje (ou no mais tardar amanha)...
Eles pegaram pesado, não foi? Mas dava facilmente para obter o mínimo! Desculpem-me pela fraqueza, mas acho que só não atingiu o mínimo quem negligenciou a informática... Vamos tentar conseguir algo para anular, ta legal?
Abraços a todos, Deus os ilumine sempre,
Nenhum comentário:
Postar um comentário