2-OPENSOURCE são distribuições de softwares que têm como característica fundamental a disponibilização de seu “código-fonte”, permitindo assim a alteração do programa, como por exemplo, a adequação do mesmo para a realização de tarefas específicas. Um sinônimo comum utilizado para designar um OPENSOURCE é “Software Livre”.
3-Um programa "freeware" é um software gratuito, cujo "código-fonte" não está disponível para download, e portanto, também não pode ser alterado. Porem um “freeware” pode ser "opensource".
4-Softwares livres relacionam-se com a liberdade dos usuários de executar, copiar, redistribuir, estudar, modificar e melhorar os programas sem necessidade de receber permissão do fornecedor.

DICAS DE SEGURANÇA - PRESTE ATENÇÃO NAS DICAS, CONCURSEIROS
5-Um usuário, ao acessar a página de uma instituição bancária, percebeu que a página em questão era falsa, uma réplica quase que perfeita do site oficial da instituição. Esta falsa página visava capturar os dados particulares do usuário, como nome de usuário e senha. Esta técnica, muito comum atualmente, é conhecida como PHISHING (SCAM).
6-IP-SPOOFING é a técnica utilizada para mascarar, alterar, manipular a seqüência numérica que identifica um computador em uma rede.
7- SPYWARE é um programa malicioso que vigia os passos do usuário, registrando por exemplo, as páginas da web visitadas por ele através da internet. Este programa é normalmente adquirido e instalado de forma involuntária, através de SPAMs ou janelas POP-UP:
8-A página da Receita Federal esteve fora do ar por 2 dias, segundo notícia do jornal “O Globo”. De acordo com investigações, este inconveniente foi causado por um vírus chamado “block.z”, que uma vez alojado em um micro desprotegido de um usuário da web, enviou vários pedidos ao computador servidor da Receita, congestionando-o, impedindo-o de funcionar corretamente. Isto fez com que muitos internautas não conseguissem acessar o site. Este tipo de ação é conhecida como NEGAÇÃO DE SERVIÇO (DoS - Denial of Service).
9- Para adquirir um CERTIFICADO DIGITAL, o requerente deve entrar em contato com uma AC (Autoridade Certificadora). É uma AC que disponibiliza o certificado, permitindo assim a identificação de sites acessados ou e-mails recebidos.
10- O papel de um ANTIVÍRUS é proteger o computador de ataques vindos de programas tidos como “malwares”. Este software realiza buscas, faz varreduras no computador a procura destas pragas. Um tipo de “malware” muito conhecido é o BACKDOOR, que tem como característica principal o fato de conseguir (ou tentar) abrir portas no micro da vítima. Ao abrir uma destas portas, o computador atacado fica vulnerável a outros tipos de ameaças.
11-Um backdoor é um tipo de ameaça digital que, ao agir em um computador, aumenta consideravelmente a chance de invasão ou infecções por outras ameaças. A principal característica de um backdoor é a "abertura de portas" no micro infectado.
12-As instituições bancárias que disponibilizam acesso a serviços on-line para seus clientes, utilizam um recurso conhecido como "teclado virtual", cuja finalidade está ligada diretamente à uma ameaça conhecida como key-logger.
13- Ao abrirmos o Microsoft Outlook Express ou o “webmail” - através do site do provedor -, é bastante comum o recebimento de uma enxurrada de mensagens não-solicitadas que teimam em chegar em nossa caixa de entrada (inbox). Estes e-mails indesejados são chamados de SPAMs e são enviados para os usuários pelos SPAMMERs. Apesar de aparentemente inofensivos, é através de um SPAM que muitos usuários desatentos podem ser vítimas de TROJAN, SPYWARE, BACKDOOR e até mesmo de PHISHING.
14-As instituições bancárias que disponibilizam acesso a serviços on-line para seus clientes, utilizam um recurso conhecido como "teclado virtual", cuja finalidade está ligada diretamente à uma ameaça conhecida como key-logger.
ABRAÇOS @@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@ DELGADO JUNIOR
Nenhum comentário:
Postar um comentário