CARTILHA PARA ESAF
Antes de começar a “cair matando” em todas questões e assuntos para estudar, é necessário entender que não se precisa gabaritar a prova para ser aprovado ( não em informática e, com certeza, muito menos na Informática da ESAF.)
O nível das questões da ESAF é tão alto, até mesmo alguns dos primeiros colocados em concursos ESAF recentes ( RECEITA FEDERAL EM 2005/2006), apenas acertaram o mínimo necessário, o seja, apenas livraram-se do ponto de corte! MAIS PARA DEUS NADA É IMPOSSÍVEL!!!
É esta questão impossível, QUE É COMENTADO, quase sempre de HARDWARE, preocupado com isto fiz esta cartinha,,espero que ajude, tudo feito com muito profissionalismo, vou dividir em 5 partes, até o concurso vocês vão está com tudo na ponta da língua.
PARTE 1 – vamos destruir a ESAF, campanha nacional, fechar a prova!!!!!
1- Meus alunos cuidado quando fala na prova do barramento AGP ( slot ), pois ele existe, é justamente na placa-mãe que ele é encontrado ( eu disse “quando ele existe” porque há placas-mãe, especialmente as mais antigas, que não possuel o AGP). Hoje em dia, praticamente todas as placas do mercado possuem tal barramento ( slot ). Há também as placas-mãe mais novas, que possuem, em vez do AGP, o barramento PCI-EXPRESS x16, também usada para placas de vídeo, e substituto do AGP.
2- O barramento AGP possui uma largura de 32 bits, não é expansível e tem freqüência de 66MHz ( se bem que acho que esses dados na são, hoje em dia, tão importante e se decorar).
3- O barramento PCI realmente possui a caracteristica de ser plug and play ( o sistema operacional reconhece automaticamente os dispositivos conectados nesse barramento). Álias o PCI foi o primeiro barramento a possuir tal característica! Todos os seus sucessores (AGP, PCI Express) também herdaram esse detalhe de funcionamento.
4- As fontes de alimentação elétrica dos computadores atuais são construídas no padrão ATX, que lhes proporciona característica interessantes em relação ao padrão anterior (AT). A principal característica deste tipo de fonte de alimentação é o seu controle eletrônico, que permite sua ligação e seu desligamento por meio de estímulos externos, como o sistema operacional ( quando o WINDOWS desliga o computador automaticamente, por exemplo) ou quando se liga ao receber uma ligação no modem ou sinal da placa de rede, por exemplo ( incomum, mas perfeitamente possível).
5- DOT PITCH é a medida da distância entre os pequenos pontos ( dots ) que formam a malha de fósforo dos monitores CRT ( tubos de raios catódicos – os monitores comuns ). Quanto menor for o dot pitch, mais próximos serão esses pontos, ou seja, mais exato será o desenho das imagens na tela. AGORA MEUS ALUNOS, quero avisar que essa qualidade só é analisada em relação aos monitores de CRT ( comuns ) e não são aos de LCD ( cristal liquido ),porque a estrutura destes últimos não é formada por dots. Portanto eles não tem dot pitch.
6- O BIOS é um programa que é armazenado normalmente numa memória não-volatil na placa mãe do computador. A função do BIOS é, sempre que o computador é ligado, realizar o processo de boot ( inicialização da máquina ) e reconhecer, entre outras coisas, os componentes mais imprescidiveis do computador, como o teclado, o monitor, o drive de componentes e o disco rígido. Depois do ato de reconhecimento dos componentes básicos ( que acontece antes de o sistema operacional assumir). O BIOS armazena os dados dos equipamentos na memória principal, permitindo que o sistema posso conversar com tais equipamentos enquanto o micro for usado.
7- A memória virtual ( seja ela paginada, segmentada ou de troca ) é um recurso que serve para aumentar o tamanho da memória principal, permitindo que programas muito grandes ( que normalmente não caberiam na memória RAM, apenas) sejam executadas com o uso desse pedaço emprestado do HD. Sua velocidade é inferior a velocidade da RAM real, portanto ela não aumenta a velocidade, e sim apenas a capacidade............CUIDADOOOOOOOOO!!!!!
8- A memória cachê do computador, mantida no disco rígido???????? Vamos por partes. A RAM é a memória principal, o disco rígido é a memória auxiliar que armazena grande quantidade de dados salvos e a memória CACHE é a memória intermediária que está entre a RAM e a CPU, armazenando os dados mais frequentemente trazidos da RAM. A memória cachê tem a função de armazenar os dados que são mais frequentemente trocados entre a CPU e a RAM, quanto ao termo “QUE É LOCAL À CPU” quer dizer que a cachê é fabricada dentro do processador.
Um dia, uma aluna trouxe uma questão interessante que dizia, o setup é responsável por ensinar ao processador da máquina a operar com dispositivos básicos, como o disco rígido e o vídeo em modo texto. As configurações alteradas no Setup são armazenadas na BIOS...minha aluna está aflita, perguntando porque tem que entender isto,,,,rsrs, acho que muitos devem pensar isto,,mais vamos lá, a questão e legal demais.
9- O Setup e um programa que permite a configuração dos principais componentes da placa-mãe do computador. O Setup é armazenado num chip de memória não voltátil ( normalmente o mesmo chip de ROM em que o programa BIOS está armazendo). As alterações que fazemos no setup são armazendas em um chip de memória volátil chamado CMOS ( memória RAM, sim! Por isto, há uma pilha na placa-mãe para alimentar o CMOS ).
10- Quanto as placas de vídeo, elas possuem uma memória conhecida como memória de vídeo( ou RAM de vídeo). Sua função é armazenar, de forma digital, lógico, as informações sobre cores e posicionamento dos pixels ( pequenos quadrados ) que formarão as imagens no monitor.
AGORA ATENÇÃO PARA MEMÓRIAS ------ELAS SÃO CHATAS!!!!
11- As memórias DDR são evoluções das memórias SDRAM ( que são vendidas, erroneamente, sob a nomeclatura de DIMM). As memórias DDR usam a freqüência que as controla em dois momentos a cada ciclo, o que permite que as memórias DDR sejam duas vezes mais rápidas do que as SDRAM, mesmo as de mesma freqüência.
12- CACHE É UMA MEMÓRIA MAIS RÁPIDA QUE A RAM.....PONTO FINAL!!!!
13- As memórias EDO RAM são antecessoras das memórias SDRAM, e são mais lentas que essas, EDO significa “ESTÁ ABSOLETA”.
14- Uma impressora que usa a linguagem PostScript ( criada pela Adobe para ser usada em impressoras Laser especialmente) pode imprimir textos e imagens de qualquer tipo. Elas foram feitas para que as gráficas pudessem imprimir dados de imagem com mais velocidade e mais fidelidade ao original
15- Quando vários computadores em rede, e um deles possui impressora, todos os computadores da rede PODERÃO utilizar a impressora (não significa que eles necessariamente VÃO usar), chamamos isso de compartilhar a impressora.
16- Uma impressora pode ser conectada ao computador de várias formas ( atualmente e mais comum pela porta USB, ou pela porta paralela, ambas na traseira do computador, as impressora que usam a porta serial são chamadas de RS232, eram usadas há muito tempo, QUANDO ESTAVA NASCENDO MEU AMIGO DARIER ( professor de português ), minha avó me contou que trabalhava com uma junto com meu bisavô.
17- Um driver é um programa que faz o sistema operacional entender o equipamento a que se destina, sem se preocupar com configurações básicas internas do equipamento....Visto que cada equipamento de hadware( seja uma impressora, scanner, uma placa de som) traz consigo um programa que permite que o sistema operacional o reconheça e fale com ele, esse programa é um driver.
18- A memória virtual é somente um recurso que o Windows ua para simular a existência de mais memória RAM do que aquela que seu computador realmente possui, Este recurso não cria essa memória “DO NADA”, o WINDOWS simplesmente pede emprestado, ao disco rígido (HD), um pedaço dele, que irá funcionar como um adicional a memória real. O intuito desse recurso é fazer o computador trabalhar, mesmo com programas que usam mais memória do que fisicamente disponível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário