domingo, 31 de maio de 2009

AGORA FUNASA!!!! VIVA!!! MEMÓRIAS PARA COMEÇAR!!

DESCULPE A DEMORA,,GALERA DO CURSINHO DO JURIDICO,,DESCULPE,,ESTOU COM UMA TURMA NO FORTIUM DA RECEITA FEDERAL,,,,,AGORA VAMOS FALAR DA FUNASA, QUE VEM AI!!!!

FALTA POUCO,,,,


1) O que é memória?

Memória é o nome genérico dado a todo componente no computador que permite o armazenamento de informações. Há vários tipos de memórias, como os disquetes, os CDs, os Discos Rígidos e etc. Há memórias que armazenam dados “para sempre” e outras, por sua vez, que armazenam dados apenas por alguns segundos.

2) Como classificar as memórias?

Em primeiro lugar, podemos classificá-las quanto a sua importância dentro da arquitetura dos computadores atuais:

• Memória Principal: RAM e ROM (vamos conhecê-las)

• Memória Secundária: HD (Disco Rígido), Disquetes, CDs, e todas as unidades de armazenamento permanente de dados.

• Memória intermediária: Cache (Alguns autores a colocam dentro da classificação de principal, mas a maioria cria esta terceira classe).

2.1) Memória ROM: Usada para armazenar dados permanentemente. ROM significa “Memória Somente para Leitura”. Esse tipo de memória, presente em todos os computadores, é gravado na fábrica e seus dados não podem ser alterados pelo usuário. Resumindo, a memória ROM é imutável (a memória PURAMENTE ROM é imutável, veja abaixo)!

Há outros subtipos de ROM:

• PROM: é vendida “virgem”, ou seja, sem dados e pode ser gravada uma única vez através de equipamentos esquisitos e raros chamados “Gravadores de ROM”.

• EPROM: Pode ser gravada e regravada várias vezes através de raios ultra-violeta.

• EEPROM (ou memória Flash): Pode ser gravada e regravada várias vezes através de eletricidade meramente.

Todos os tipos de ROM são não-voláteis, ou seja, não precisam de energia elétrica para manter os dados armazenados.

Num computador, a ROM guarda normalmente o BIOS (Sistema Básico de Entrada e Saída) que se encarrega de realizar o processo de BOOT (inicialização do computador), que é aquele conjunto de “bips” e operações que antecedem a entrada “triunfal” do Windows.

2.2) Memória RAM: é uma memória volátil, ou seja, só mantém seus dados armazenados se existir energia elétrica alimentando-a, pois os dados armazenados são, na verdade, apenas pequenos pulsos elétricos.

As memórias RAM podem ser classificadas em:

• RAM ESTÁTICA (SRAM): Memória bem rápida, consome pouca energia, não precisa ser realimentada (REFRESH). É muito cara.

• RAM DINÂMICA (DRAM): Memória menos rápida que a SRAM, e, por isso, mais barata. Precisa ser realimentada de vez em quando (processo chamado REFRESH) porque armazena dados como pequenas cargas elétricas em componentes chamados capacitores.

Hoje em dia, as memórias DRAM ainda podem ser divididas em:

• SDRAM (DRAM Síncrona): Mais lenta de todas, o tipo mais comum de memória atualmente.

• DDR-DRAM (ou simplesmente DDR – Dupla Taxa de Dados): Duas vezes mais rápida que a memória SDRAM.

• RAMBUS (Ou RDRAM): Fabricada, originalmente, por uma empresa chamada RAMBUS, essa memória é tão veloz quanto a DDR. Ambas são concorrentes, mas creio que, em alguns anos, a DDR vai tomar conta do mercado e a RAMBUS será esquecida.

Nossos computadores têm memória RAM, claro! A memória RAM é exatamente onde os programas são colocados enquanto são executados. Os arquivos que editamos, digitamos, alteramos também são colocados na RAM. Eu resumo em uma única frase: “O que você está vendo na tela está, naquele momento, na memória RAM”.

A chamada memória RAM de nossos computadores é, necessariamente, dinâmica (qualquer um dos três tipos apresentados, depende de quem compra o micro especificar isso).

Nos nossos computadores há um pouco que memória RAM Estática, que é chamada Memória Cache, e está localizada dentro do processador (o “cérebro” do computador). Como é de se esperar, a memória Cache é muito mais rápida, e, por isso, muito mais cara que a nossa memória RAM propriamente dita.

A função da memória Cache é armazenar os dados que foram mais recentemente buscados da RAM principal, evitando que, caso sejam requisitados novamente, seja necessário buscá-los de lá outra vez. A memória Cache é mais rápida e mais próxima da CPU (Unidade Central de Processamento do computador, o “Sistema Nervoso Central” do micro) o que faz o desempenho do computador subir consideravelmente em procedimentos repetitivos (tente abrir o Word duas vezes seguidas e veja como ele abre mais rapidamente na segunda vez).

3) Memórias Secundárias: São memórias que auxiliam o computador a guardar dados por mais tempo, como os disquetes, CDs e HD. Podem ser divididas em relação à mídia que utilizam (tipo de disco):

• Mídia Magnética: Armazenam dados como pulsos magnéticos (pequenos ímãs). Ex. Disquete e Disco Rígido.

• Mídia Óptica: Armazenam dados como pulsos luminosos (luz refletida pela superfície do disco). Ex. CD e DVD.

• Mídia Magneto-óptica: Usa o magnetismo para gravar os dados e a luz para ler os dados previamente gravados. Apenas alguns discos trouxeram essa característica.

O HD, além de ser usado como local para o armazenamento de informações definitivas (até que o usuário queira apagá-las), pode ser usado como uma falsa Memória RAM. Quando a memória RAM física (real) é usada em seu limite, é “alugado” um espaço do disco rígido para que este sirva como memória RAM. Esse espaço é chamado Memória VIRTUAL.

Ao usar memória Virtual, o computador está “se livrando” da limitação imposta pela quantidade de memória RAM física, mas ao custo do desempenho geral. Quando um dado deixa de ser gravado em uma memória elétrica, apenas com a manipulação de pulsos elétricos, e passa a ser gravado em um disco magnético, que tem que girar várias superfícies e movimentar um “braço” de gravação (ou seja, processo mecânico), o tempo gasto para gravar o dado aumenta consideravelmente.

É nessa hora que seu computador passa a fazer aquele barulhinho chato de discos rodando e a ampulheta (relógio de areia) aparece na tela... (que bonitinho... o micro está “pensando”... tem gente que diz...).

Bem, acho que por hoje é só...


Fiquem com Deus e estudem...
ABRAÇOS A MEUS AMIGOS DOS CURSINHOS,,,

Nenhum comentário: