segunda-feira, 18 de maio de 2009

VAMOS FALAR DE BACKUP!!



Este assunto não foi comentado em nenhum cursinho que trabalhei, devido a falta de tempo, fico triste com o tempo que me oferecem, quando falamos de ESAF, mais eles não tem culpa e que tudo tem que ser realmente corrido,,,por isto HEHEHEHEHH,, temos o blog.


GALERA DA FUNASA,,SÓ SEMANA QUE VEM VAMOS FALAR SOBRE A PROVA DE VOCÊS,,POR ENQUANTO SOMENTE ESAF....


VAMOS FALAR SOBRE BACKUP!!!!!!!!!!!!PODE CAIR NA PROVA.....

Alô CURSEIROS,,,do Jurídico, Fortium e Aprovação ( Cursinho de minha grande amiga lígia, e onde o professor de Informática é meu amigo irmão marcelo).

Segue uma listagem importante para todos os que irão prestar PROVAS DA ESAF... Tipos e Características de Backup. A ESAF colocou uma questão desse assunto na prova realizada este ano em outro estado e, Graças a Deus, os alunos se saíram muito bem tanto nessa quanto nas outras questões... Lá vamos nós...

Backup é um termo que define o ato e as ferramentas próprias para realizar cópias dos dados de um computador para se guardar por segurança. Eu defino que tirar uma XEROX de uma certidão de nascimento e autenticá-la é um “Backup”! Podemos realizar backups manualmente, que, no mais básico sentido, seria simplesmente copiar um arquivo em um disquete para guardá-lo em local seguro.

Há vários programas usados em grandes e pequenas empresas que auxiliam na execução e recuperação de backups. O agendamento e a definição do tipo do backup são importantes para que se possa, posteriormente, recuperar todos os dados salvos. Mas como funcionam os Backups?!?!

Cada arquivo em seu computador apresenta um atributo chamado arquivamento ou arquivo morto ou ainda, simplesmente arquivo (o nome depende da versão do sistema Windows que você possui). Clique, nesse exato momento, com o botão direito do mouse em qualquer arquivo no seu computador e solicite a opção propriedades. Ser-lhe-á mostrada (uso obrigatório da mesóclise) uma janela com os atributos do arquivo em questão no rodapé (verifique que o atributo arquivo está marcado).

Esse atributo não é muito importante para o uso normal do arquivo em si, na verdade, o usuário nem sequer precisa conhecer que este atributo existe... Ele é requisitado pelos programas que fazem backups... Mas, de que forma????

Quando um arquivo apresenta este atributo marcado, significa que este nunca passou por um backup, ou foi modificado desde o último backup. Em suma, quando um arquivo apresenta este atributo marcado, é sinal que ele deve ser copiado no próximo backup a ser realizado.

Quando um arquivo tem esse atributo desmarcado (o que acontece depois que alguns tipos de backups são executados), significa que esse arquivo não precisa passar pelo próximo backup.

Afirmo ainda que a existência, ou não, do atributo citado é importante apenas para alguns tipos de backups. Nem todos os tipos de backups se “importam” com a marcação do atributo e outros nem o alteram.

Para iniciar um backup, basta executar um programa para fazer backups, como o Microsoft Backup (vem junto com o Windows e está em Acessórios / Ferramentas de Sistema) e selecionar os arquivos que serão copiados (exemplo: Toda a pasta Meus Documentos ou então toda a unidade C:\).

Vamos aos principais tipos de Backups:


:: Backup Normal

Um backup normal copia todos os arquivos selecionados e os marca como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo é desmarcado). Com backups normais, você só precisa da cópia mais recente do arquivo ou da fita de backup para restaurar todos os arquivos. Geralmente, o backup normal é executado quando você cria um conjunto de backup pela primeira vez (ou quando você tem muitas mídias – fitas, CDs, DVDs – para gastar).

:: Backup Diferencial

Um backup diferencial copia arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental. Não marca os arquivos como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo não é desmarcado).

Resumindo: esse tipo de backup só copia arquivos que estão com o atributo marcado, mas não altera seu estado depois de realizado o backup.

Se você estiver executando uma combinação dos backups normal e diferencial, a restauração de arquivos e pastas exigirá o último backup normal e o último backup diferencial.

O backup dos dados que utiliza uma combinação dos backups normal e diferencial é mais longo (leva mais tempo realizar esse tipo de backup), principalmente se os dados forem alterados com freqüência, mas facilita a restauração de dados, porque o conjunto de backup geralmente é armazenado apenas em alguns discos ou fitas.

:: Backup Incremental

Esse tipo de backup copia somente os arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental e os marca como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo é desmarcado).

Ou seja, esse backup só copia os arquivos que têm o atributo marcado e, após o backup ser realizado, desmarca os atributos de todos eles.

Se você utilizar uma combinação dos backups normal e incremental, precisará do último conjunto de backup normal e de todos os conjuntos de backups incrementais para restaurar os dados.

O backup dos dados que utiliza uma combinação de backups normal e incremental exige menos espaço de armazenamento e é o método mais rápido. No entanto, a recuperação de arquivos pode ser difícil e lenta, porque o conjunto de backup (conjunto de mídias onde os backups foram gravados) pode ser armazenado em vários discos ou fitas.

:: Backup de Cópia

Esse tipo de backup copia todos os arquivos selecionados, mas não os marca como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo não é desmarcado). A cópia é útil caso você queira fazer backup de arquivos entre os backups normal e incremental, pois ela não afeta essas outras operações de backup.

Ou seja, esse backup “não se importa” com a marcação do atributo, ele copia incondicionalmente todos os arquivos que foram previamente selecionados para backup.

:: Backup Diário

Este tipo de backup copia todos os arquivos selecionados que foram alterados no dia de execução do backup diário. Os arquivos não são marcados como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo não é desmarcado).

Ou seja, esse backup também “não liga” para a marcação do atributo arquivamento, apenas para a data de última gravação do arquivo.

Liguem-se nestes detalhes... Agora, uma coisinha: Quanto eu digo "o atributo é desmarcado", isso vale para o Windows, que informa que um arquivo precisa ser backupeado se possuir a marcação e que o arquivo não precisa ser backupeado se este não possuir o atributo marcado.

Até a próxima!

UM ABRAÇO PARA TURMA DO FORTIUM,,,,TERMINAMOS HOJE PELA MANHA,,,NOSSA AULA RÁPIDA,,,ESTOU COM SAUDADES....

PROFESSOR DELGADO JÚNIOR

Um comentário:

isatauee@gmail.com disse...

muito boa essa reviso dos tipos de backup. acha que ainda cai uma questao bem assim

vale